Distrito Federal é o primeiro a lavrar divórcio de forma online

Cartório da unidade federal adotou medida após pandemia de coronavírus no país

Diversas notícias têm tomado conta dos meios eletrônicos sobre como se reinventar em meio a uma pandemia. Essas adaptações que precisam ser feitas também estão dentro do ambiente cartorário. Desde o mês de maio algumas ações podem ocorrer de forma digital. Entretanto, somente no final de junho foi realizado o primeiro divórcio de forma totalmente online.

A separação, que ocorreu de forma extrajudicial, ocorreu na cidade de Sobradinho (DF) e foi possível depois da edição do Provimento 100/200 que dispôs sobre as práticas de atos notariais, por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A partir dele alguns atos notariais aram a ser realizados por videoconferência.

Como foi realizado?

Para que o divórcio fosse possível, o cartório realizou, de forma remota, toda a identificação dos contratantes. Além disso, também foi analisada a capacidade para que fosse possível que a separação fosse realizada de forma remota. O processo foi conduzido por um tabelião, indicando:

  • Abertura da gravação;
  • Data e hora de seu início;
  • Nome por inteiro dos participantes.

Após o procedimento, o tabelião realiza a leitura na íntegra de seu conteúdo para que seja a manifestada a vontade dos interessados.

Número de divórcios no Distrito Federal tem diminuído

Na contramão do restante do país, o número de divórcios no Distrito Federal tem sido menor com o ar dos anos. No ano de 2019, por exemplo, a capital do país registrou nos meses de março, abril e maio os números de 168, 136 e 155 divórcios, respectivamente. Já em 2020, os números, a respeito dos mesmos meses, foram de 1033, 67 e 105, respectivamente.

Alguns documentos são solicitados para quem deseja dar entrada no divórcio judicial. Dentre eles está a Certidão de Casamento. O Cartório no Brasil viabiliza a emissão de segunda via de diversos documentos. As entregas podem ser feitas de forma eletrônica (por e-mail) ou física (através dos Correios). Para solicitar clique aqui.

 

Com informações do Correio Braziliense

Indicações de Artigos

modernizacao dos cartorios

A modernização dos cartórios Dos escribas até os cartórios, muita coisa mudou. A sociedade aumentou e a necessidade de atividades cartoriais também, somado a presença da tecnologia, os processos para adquirir documentos torna-se cada vez mais fáceis. Desde o antigo...

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite sua certidão