Concurso para cartório: o que é e como funciona?

Saiba como funciona o concurso para cartório e como concorrer a uma vaga no seletivo

Sonha em ser aprovado em um concurso para cartório? Trabalhar em um cartório inclui as vantagens de um emprego obtido por meio de concurso, e também os benefícios obtidos com a atividade cartorial. Ao todo, o Brasil conta com 13.550 cartórios, sendo que 4.692 ainda não possuem o cargo de tabelião (o mais alto cargo dentro da hierarquia cartorial) ocupado por uma pessoa aprovada em concurso, ou seja, a vaga é ocupada por parentes que herdaram os tabelionatos ou antigos funcionários que foram nomeados por indicações políticas.

Com base no art. 236 da Carta Magna, os serviços notariais e de registros públicos são atividades que constituem funções públicas, e que por força do disposto não são executadas diretamente pelo Estado. Sendo assim, as atividades são realizadas por meio de delegação a particulares.

Contudo, ainda que o trabalho realizado dentro de um cartório seja de caráter público, a prestação do serviço é feita em caráter privado por um particular, por meio de delegação, neste caso, o tabelião.

Como fazer concurso para cartório

Para prestar concurso e ser aprovado na vaga de tabelião, o interessado precisa:

  • Ser bacharel em direito ou ter completado dez anos de exercício de função;
  • Possuir a nacionalidade brasileira, e estar em pleno exercício dos direitos civis e políticos;
  • Estar quite com as obrigações do serviço militar (se do sexo masculino);
  • Ter aptidão física e mental para exercício das atribuições e não possuir antecedentes criminais e cíveis.

Para outras vagas cartoriais, pode ser exigido Ensino Fundamental Completo (contínuo de cartório) e Ensino Médio Completo (auxiliar istrativo e auxiliar de escritório).

O concurso público para o cartório, na maioria dos casos, inclui a realização de cinco etapas, sendo elas a prova objetiva; prova escrita e prática; prova oral; comprovação dos requisitos para outorga de delegações e exame de títulos (para o cargo de tabelião).

Após estas etapas, o candidato a por uma avaliação de conduta, na qual ele deve apresentar documentos que comprovem que ele tem condições físicas, psicológicas e morais para receber a delegação, e que inclui também a realização de exames de personalidade, psicotécnico e neuropsiquiátrico.

Ser aprovado em um concurso público para cartório é considerado um dos maiores investimentos de emprego, tendo em vista que, no país, a arrecadação total dos cartórios em 2015 alcançou R$ 12 bilhões. Em primeiro lugar no número de rendimentos está o estado de São Paulo, com mais de R$ 5 bilhões de rendimento.

Indicações de Artigos

perder f 1

Ninguém gosta de ar pelas burocracias de tirar uma segunda via de documento. Seja por perda, roubo, extravio ou furto, a dor de cabeça é sempre igual. No caso do Cadastro de Pessoa Física (F) há também a possibilidade de...

Leia mais
14 12 2021 18 44 52

R se trata de uma cédula de produto rural. Ou seja, é validada pelos Tribunais de solo nacional, como um título que possui promessa futura de entrega de um ou mais produtos do setor agropecuário, com descrições de data, local,...

Leia mais
notário

Dentro do ambiente cartorário existe diversas profissões. Mas, que tal conhecer mais sobre o trabalho do notário? O Dia 02 de outubro é utilizado para celebrar a profissão, responsável por promover atos que garantem a segurança jurídica dentro do país....

Leia mais
din documento nacional identificacao 02

Fonte: Senado Notícias Foi aprovada, pelo presidente Michel Temer, a lei que institui o Documento de Identificação Nacional. O documento tem como objetivo unificar os inúmeros documentos de identificação utilizados no Brasil. A ação dificultará a falsificação e facilitará o...

Leia mais
Solicite sua certidão